Google chega ao Santa Virginia para aliar educação e tecnologia

• Segunda, 09 Outubro 2017 13:48

Que as crianças e jovens de hoje já nascem ligados à tecnologia, todo mundo sabe. O que nem sempre sabemos é como conscientizá-los sobre os riscos do uso abusivo da tecnologia e como utilizá-la de forma saudável. Pensando nisso, o Colégio Santa Virginia disponibiliza agora aos seus alunos as ferramentas Google. Elas são as mais novas aliadas do Colégio para mostrar aos alunos que eles podem usar a tecnologia a seu favor.

O Colégio investiu na parceria com a Google for Education, que oferece treinamento aos professores para que as ferramentas sejam utilizadas da melhor maneira. “Com o Google Drive e o Google Classroom, as primeiras ferramentas que vamos utilizar, os alunos podem, por exemplo, fazer trabalhos escolares em suas casas”, explica Manoela de Lourdes, coordenadora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. “E os professores sabem quais foram as colaborações de cada um para a avaliação”.

Ferramentas

No Google Classroom, cada professor monta uma sala de aula virtual. Ali são inseridas atividades que os alunos devem realizar em casa. Há troca de atividades entre professor e aluno e entre os próprios alunos, além de trabalhos em grupo que são facilitados pelo ambiente virtual.

O Google Drive permite a troca e o armazenamento de arquivos sem a necessidade de pendrives ou envio por e-mail, facilitando o dia a dia e deixando o conteúdo mais seguro.

Treinamento

Professores e coordenadores passaram por um treinamento, da empresa Google for Education, para a utilização de ferramentas Google para aprimorar as aulas. “O objetivo é criar um ambiente diferente, usar mais a tecnologia na sala de aula e, com isso, despertar maior interesse dos alunos pelas matérias, trabalhos e tudo o mais”, explica Manoela.

Os alunos também participaram de uma palestra, ministrada pelo diretor pedagógico da Google, Marcelo Lopes. Ele falou sobre a importância da consciência digital, especialmente no uso das redes sociais.

A palestra faz parte do projeto do Santa Virginia de conscientização digital dos alunos, algo que é trabalhado frequentemente pelos professores e coordenadores. “Nosso objetivo não é fazer com que os alunos parem de usar as redes sociais, por exemplo. Queremos dar a eles opções para que usem o tempo disponível também para outras atividades, mais educativas”, finaliza a coordenadora.