Proposta pedagógica

O Colégio Santa Virginia é uma escola confessional que se orgulha de seus valores, centrados nos princípios cristãos, aberto ao mundo e ao diálogo. Buscamos, por meio da integração da tradição e do conhecimento, uma missão definida em educar para o presente construindo o futuro. Através do respeito à faixa etária e ao perfil do aluno é dado ênfase aos momentos e maneiras de ver do educando. São diferentes as circunstâncias de ver, aprender, desafiar e construir. A personalização é uma das condições para que todos aprendam de fato e cheguem juntos aos objetivos traçados.

Nossa abordagem vai ao encontro com a concepção sociointeracionista que concebe a aprendizagem como um fenômeno que se realiza na interação com o outro. A aprendizagem acontece por meio da internalização, a partir de um processo anterior, de troca, que possui uma dimensão coletiva, que se refere a distância entre desenvolvimento potencial e real do aluno. O primeiro nível é tudo aquilo que a criança pode aprender e o segundo é o que ela de fato já aprendeu. Ela aprende por meio da relação social, intermediado por um seleto grupo de educadores, que atua como mestre, ensinando e levando suas potencialidades ao campo real.

Nosso colégio trabalha com indicadores de resultados que levam o educando à percepção da importância do planejamento, aprendendo a ser autônomo, assumindo responsabilidades. Neste sentido da autonomia como princípio didático geral proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, consideramos de grande importância a atuação do aluno construindo e aperfeiçoando seus próprios conhecimentos valorizando suas experiências, seus conhecimentos prévios com interação professor- aluno e aluno-aluno, buscando essencialmente a passagem progressiva de situações em que o aluno é dirigido por outrem a situações dirigidas pelo próprio aluno.

Os alunos do Colégio Santa Virginia crescem conscientes da capacidade de transformar a sociedade, e conhecedores das suas responsabilidades como cidadãos atuantes.

Dezembro 14, 2019